Desde o nascimento, o bebê precisa aprender. Nesse processo, a ajuda dos adultos é fundamental. Para isso, podemos contar com nossa intuição e, principalmente, tratar o bebê como um ser humano em desenvolvimento, inteligente e observador. Por isso, devemos sempre conversar e explicar as coisas desde que o bebê nasce, e nunca desprezar sua capacidade de aprendizado. Além da intuição, acredito que os pais podem se informar sobre atividades que ajudam a acelerar o aprendizado.
Sempre fui fascinada pela estimulação de bebês. Infelizmente, não tive muito tempo para me informar. Essa é a vantagem de colocar o bebê em um berçário ou escolinha desde cedo, pois passamos a contar com uma ajuda especializada.
O Henrique foi para o berçário do meu trabalho com quase sete meses e lá tive o prazer de contar com uma orientação profissional, de grande valor, da pedagoga do berçário. A pedagoga enviava "dever de casa" toda semana para que os pais pudessem fazer atividades com o bebê adequadas para a idade e, assim, estimular o desenvolvimento.
Procurei o "caderno de atividades" do Henrique para indicar para vocês algumas atividades que gostamos muito de realizar. O Henrique se divertia bastante. Algumas atividades eram mais difíceis e demoramos mais de uma semana para realizá-las, como a dos Brinquedos de Empilhar.
Garanto que vale a pena: diversão garantida e bebê mais esperto!Como tenho várias atividades para indicar, vou dividir o post em algumas partes.
Rema, rema, remador: a partir de 3 meses
Os bebês adoram bricar de balançar; além disso, essas brincadeiras ajudam os pequenos a se equilibrar, o que é um pré-requisito para andar.
Você pode fazer o seu bebê balançar de muitas maneiras: sentado no seu colo, deitado de bruços em suas pernas, deitado de costas em suas pernas, ou nos seus braços, embalado para lá e para cá.
Ao balançá-lo, cante uma daquelas musiquinhas tradicionais:Rema, rema, remador,
Vai buscar o meu amor!
O que diz a pesquisa cerebral: os movimentos de balançar e embalar são pré-requisitos para a criança engatinhar.
Brincadeiras com o espelho: a partir de 6 meses
Parece que quanto mais o bebê vê, mais quer ver.
Olhar um espelho é muito divertido e dá a seu bebê uma outra perspectiva sobre quem ele é.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer com seu bebê enquanto ele está olhando para um espelho de corpo inteiro:
- sorrir;- sacudir diferentes partes do corpo;
- fazer caretas acompanhadas de ruídos engraçados;
- fazer sons com os lábios;
- imitar as vozes de animais;
- balançar para lá e para cá.
O que diz a pesquisa cerebral: como os neurônios responsáveis pela visão começam a se formar muito cedo, os bebês precisam de experiências visuais estimulantes.
9 comentários:
Oi querida,
Adorei o post, tb gosto muito de ler sobre como estimular o desenvolvimento dos bebês.
Quero ver a parte II logo, para chegar na fase da minha.
Um bjão
Menina, sempre fiz essas atividades com meu filho, mas não sabiam que eram tão estimulantes!!Deve ser por isso que o Levi andou com 9 meses!!Rss!bjos!!
Oi Telma,
Boas orientações. Eu ando um pouco preocupada com esta questão de estimulação do desenvolvimento. Já que o Davi fica com a vovó, nem sempre eu posso indicar atividades para ele fazer (por isso estou pensando bastante qual será a minha escolha para o 2º semestre: vovó x creche). Mas sempre que é possível eu faço esses exercícios. Coloquei o Davi na natação, e estou pensando em fazer com ele aula de música e ginástica...
bjos
Fabrisia e Davi (que fez uma aulinha experimental de música ontem e amou!)
Oi querida!
Adorei saber mais sobre estimular o bebê!Muito importante mesmo!
Adoro seus textos, parabéns!
BOA TARDE!
Bjs
Que bacana! Adoro estimular a maria a coisas novas...é tão lindo ver como eles reagem...Amei as dicas!
Beijos
Volteiii
tem selinho prá ti no blog!
beijos
Acho que toda mãe deveria estimular o bebê sempre sempre !! Não dá pra ter preguiça não !!!
Abraços !!!
Adorei a dica Telma!!!!
bjo Jana
Muito bacana esse post, super informativo para as mamis!
Bjs
Sil
Postar um comentário