quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estimulação de bebês - Parte I

Desde o nascimento, o bebê precisa aprender. Nesse processo, a ajuda dos adultos é fundamental. Para isso, podemos contar com nossa intuição e, principalmente, tratar o bebê como um ser humano em desenvolvimento, inteligente e observador. Por isso, devemos sempre conversar e explicar as coisas desde que o bebê nasce, e nunca desprezar sua capacidade de aprendizado. Além da intuição, acredito que os pais podem se informar sobre atividades que ajudam a acelerar o aprendizado.
Sempre fui fascinada pela estimulação de bebês. Infelizmente, não tive muito tempo para me informar. Essa é a vantagem de colocar o bebê em um berçário ou escolinha desde cedo, pois passamos a contar com uma ajuda especializada.
O Henrique foi para o berçário do meu trabalho com quase sete meses e lá tive o prazer de contar com uma orientação profissional, de grande valor, da pedagoga do berçário. A pedagoga enviava "dever de casa" toda semana para que os pais pudessem fazer atividades com o bebê adequadas para a idade e, assim, estimular o desenvolvimento.
Procurei o "caderno de atividades" do Henrique para indicar para vocês algumas atividades que gostamos muito de realizar. O Henrique se divertia bastante. Algumas atividades eram mais difíceis e demoramos mais de uma semana para realizá-las, como a dos Brinquedos de Empilhar.
Garanto que vale a pena: diversão garantida e bebê mais esperto!
Como tenho várias atividades para indicar, vou dividir o post em algumas partes.

Rema, rema, remador: a partir de 3 meses

Os bebês adoram bricar de balançar; além disso, essas brincadeiras ajudam os pequenos a se equilibrar, o que é um pré-requisito para andar.
Você pode fazer o seu bebê balançar de muitas maneiras: sentado no seu colo, deitado de bruços em suas pernas, deitado de costas em suas pernas, ou nos seus braços, embalado para lá e para cá.
Ao balançá-lo, cante uma daquelas musiquinhas tradicionais:

Rema, rema, remador,
Vai buscar o meu amor!

O que diz a pesquisa cerebral: os movimentos de balançar e embalar são pré-requisitos para a criança engatinhar.




Brincadeiras com o espelho: a partir de 6 meses

Parece que quanto mais o bebê vê, mais quer ver.
Olhar um espelho é muito divertido e dá a seu bebê uma outra perspectiva sobre quem ele é.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer com seu bebê enquanto ele está olhando para um espelho de corpo inteiro:
- sorrir;
- sacudir diferentes partes do corpo;
- fazer caretas acompanhadas de ruídos engraçados;
- fazer sons com os lábios;
- imitar as vozes de animais;
- balançar para lá e para cá.

O que diz a pesquisa cerebral: como os neurônios responsáveis pela visão começam a se formar muito cedo, os bebês precisam de experiências visuais estimulantes.

9 comentários:

Chama a mamãe disse...

Oi querida,
Adorei o post, tb gosto muito de ler sobre como estimular o desenvolvimento dos bebês.
Quero ver a parte II logo, para chegar na fase da minha.
Um bjão

Dayane Cavalcante disse...

Menina, sempre fiz essas atividades com meu filho, mas não sabiam que eram tão estimulantes!!Deve ser por isso que o Levi andou com 9 meses!!Rss!bjos!!

Fabrisia Garcia disse...

Oi Telma,
Boas orientações. Eu ando um pouco preocupada com esta questão de estimulação do desenvolvimento. Já que o Davi fica com a vovó, nem sempre eu posso indicar atividades para ele fazer (por isso estou pensando bastante qual será a minha escolha para o 2º semestre: vovó x creche). Mas sempre que é possível eu faço esses exercícios. Coloquei o Davi na natação, e estou pensando em fazer com ele aula de música e ginástica...
bjos
Fabrisia e Davi (que fez uma aulinha experimental de música ontem e amou!)

Angi disse...

Oi querida!
Adorei saber mais sobre estimular o bebê!Muito importante mesmo!
Adoro seus textos, parabéns!
BOA TARDE!
Bjs

Unknown disse...

Que bacana! Adoro estimular a maria a coisas novas...é tão lindo ver como eles reagem...Amei as dicas!
Beijos

Angi disse...

Volteiii
tem selinho prá ti no blog!
beijos

Anônimo disse...

Acho que toda mãe deveria estimular o bebê sempre sempre !! Não dá pra ter preguiça não !!!

Abraços !!!

MÃE DO GUI disse...

Adorei a dica Telma!!!!

bjo Jana

Funny Paper disse...

Muito bacana esse post, super informativo para as mamis!

Bjs

Sil