sábado, 14 de abril de 2012

Brinquedo inteligente: quebra-cabeça

Quebra-cabeça é um brinquedo inteligente que desenvolve várias habilidades nas crianças: concentração, raciocínio lógico, percepção visual, coordenação motora e noção espacial. Mais do que um simples entretenimento, é um grande aliado na educação e no desenvolvimento físico, psicomotor e neurológico. Alguns estudos demonstram que o quebra-cabeça é um instrumento que auxilia inclusive no processo de amadurecimento e resolução de problemas e questões psicológicas.
A concentração e o estímulo visual que essa atividade exige também podem preparar a criança para o hábito da leitura.
O quebra-cabeça fornece bases para a criança adquirir auto-confiança para resolver os problemas da vida, tornando-se apta a explorar, cometer erros e acertos.
Além disso, é um brinquedo que estimula a estratégia, a união entre pais e filhos e o trabalho em equipe. Acredito que os pais devem desempenhar um papel secundário, deixando a criança tentar sozinha e somente dando dicas para facilitar o raciocínio.
É indicado para crianças a partir de 2 anos, devendo-se aumentar o grau de dificuldade para estimular a capacidade da criança progressivamente. No início, são recomendadas peças maiores e resistentes, preferencialmente de madeira. O estímulo pode ser variado: cores, números, letras, meios de transporte, animais, profissões... Todos são interessantes para as crianças.
Comecei a estimular o Henrique com 2 anos. Ele adora! Os brinquedos de encaixe são o primeiro passo para tomar gosto pela atividade. 
Algumas sugestões:
Encaixe Mamãe e Filhote: esse brinquedo da Grow é um primeiro passo para o quebra-cabeça. O Henrique ganhou no aniversário de 2 anos e adorou. Estimula o raciocínio, a concentração, a percepção visual e a habilidade motora, assim como o quebra-cabeça. É composto por 8 cartelas com imagens de animais com a mamãe e o filhote. Destacamos os filhotes e misturamos para que a criança possa procurar e identificar a mamãe. Idade recomendada: de 2 a 4 anos.


Troca-roupa Boy: também é um brinquedo inteligente que prepara para o quebra-cabeça.  Composto por 3 cartelas bem resistentes de madeira com cenários e várias peças de vestuário   para montar a imagem adequada para o cenário (pirata, super-herói, policial e etc). Estimula o raciocínio lógico e a criatividade. Está indicado para crianças a partir de 4 anos, mas pode ser utilizado por crianças de 2 anos. Cuidado com as peças pequenas!

Quebra-cabeça progressivo: há vários no mercado. Gostei muito deste porque as peças são resistentes (de madeira), de ótimo encaixe e as imagens são de fácil compreensão para a criança. São três quebra-cabeças progressivos: 4, 6  e 9 peças. O Henrique logo conseguiu fazer sozinho o de 4 e o de 6 peças. Já o de 9 peças demorou um pouco mais. O objetivo é aumentar o nível de dificuldade para estimular cada vez mais a criança. Indicado para crianças a partir de 2 anos.


Quem tiver mais sugestões, deixe aqui boas dicas de quebra-cabeça para nos ajudar. Inteligência e diversão juntas: estimule isso no seu filho!   


13 comentários:

Angi disse...

Adorei, e vou arrumar um desses progressivos pro Antônio, ele adora já!
Beijos
Angi

Laurinha disse...

Telminha! Que legal vc indicar o Troca-Roupa Boy!!! Fiquei feliz, viu? Beijo enorme!!!

Dani Rabelo disse...

Telma, adorei!!!
Adorei!
Adorei!

Excelente dica, a Laura está com 1 ano e 3 meses, já estou de olho nos quebra-cabeças da vida, já tinha pensado nisso mas não tive ideias!

Excelente!

Beijos!

*Tati* disse...

Adorei as dicas!
Bjs!

Unknown disse...

Telma ... você sempre com seus conselhos sobre estimulação infantil!

Aqui em casa temos alguns quebra-cabeças ... mas Sophia gosta mesmo é de jogo da memória! Também acho um excelente estimulante cerebral!

Beijos, Má
www.monmaternite.com

Andrea Ponte Rocha - Diretora Executiva de Vendas Ind. Mary Kay disse...

Fantástico Telma!!! E concordo que o jogo da memória tb eh outra excelente dica! No carro, para acalmar os meninos, brinco de seqüência apenas com a fala: " quadrado/triângulo/circulo- quadrado/triângulo / ....." e vou alterando p dificultar com cores, objetos... Eles amam!!!!

Telma disse...

Que bom que gostaram!!! Má e Andrea, o jogo da memória é outro brinquedo excelente. Ainda vou falar sobre ele e o dominó (dá para começar com 2 anos tb!) Laura, vc já deu vários brinquedos inteligentes que são ótimos! Vou indicar aquele dominó de cores do Carros !

Telma disse...

Andrea, esse jogo de seqüência foi uma excelente idéia!!! Adorei!!!

Karine Paim Maia disse...

Que ótimo! Eu sempre pensei que minha pequena ainda não seria capaz de montar quebra cabeças com 2 anos. Ela já tem três aninhos, vou seguir suas dicas. Obrigada por compartilhar! bjinhos

Anônimo disse...

Adorei!!!

Aproveito para convidá-la a participar de uma blogagem coletiva que estou propondo em meu blog em Homenagem ao Dia das mães.
Para saber mais sobre essa blogagem, dê uma passadinha lá no blog onde eu explico tudo direitinho!

Beijos!

Lívia.

Carol Liôa disse...

muito legal! eu amo quebra-cabeça e ñ vejo a hr da minha pequena começar nessa fase! deve ser uma delicia! bjssss

michele-otero disse...

A Gabi ganhou essa semana um livro que é a história de Noé, e em cada página tem um quebra - cabeças diferente. Ela amou. Em um dia aprendeu a montar todos eles. No outro já montava sozinha e bem rapidinho. rsrsrs

FerFerareze disse...

Meu filho fez 3anos em maio...ele ja monta um quebra cabeça de 60 peças...É mais uma questão de estímulo...esse ele monta em menos de 15minutos pq ele ja conhece bem as peças...mas acredito que seja personalidade de cada um juntamente com o estímulo. ..sabemos que tem crianças que preferem brincar com outros tipos de brincadeiras...vai dos pais estimular cada inteligência deles para encontrar a que mais eles se identificam.