quarta-feira, 23 de maio de 2012

Brinquedo inteligente: dominó

Todo brinquedo tem o benefício de entreter, mas alguns são especialmente importantes para estimular a inteligência. Os meus brinquedos inteligentes preferidos são o quebra-cabeça e o dominó. Já falei sobre os benefícios do quebra-cabeça AQUI. O dominó muitas vezes passa desapercebido, mas também tem muitos benefícios.
O dominó estimula a concentração, a percepção visual, a coordenação motora e o raciocínio lógico. Mas o maior benefício do dominó é aprender a lidar com regras. Qualquer jogo que tenha regras é importante para o  desenvolvimento infantil. Regras representam desafios. A criança aprende a cooperar, respeitar limites, aprende a identificar a derrota e a vitória. Em um jogo de regras, só um ganha e os outros perdem. É natural que a criança sempre deseje ganhar, mas ela aprende que a derrota faz parte do jogo. Vitória depende de vários fatores: sorte, habilidades e estratégias. Por isso, introduzir jogos com regras ajuda a desafiar a criança e a prepará-la também para a derrota. A criança aprende que a condição de ganhador e perdedor é transitória. Uma vez ela ganha, outra ela perde. Isso a estará preparando para lidar com as derrotas da vida sem frustração.
Não concordo com os pais que sempre fazem questão de perder nas brincadeiras para os filhos ganharem todas as vezes. Quando jogo com o Henrique, facilito e o ajudo. Não jogo como se estivesse jogando com um adulto. Mas faço questão de ganhar algumas vezes para que ele também aprenda a perder. Atualmente, ele aprendeu tão bem as regras do dominó que só ganho por sorte mesmo. 
No começo, deixei ele ganhar várias vezes e sempre dizia: "Henrique, você ganhou! E a mamãe perdeu!"(mas nunca demonstrei tristeza ou decepção). Então, ganhei algumas vezes e ele sempre achou natural: "Ih, eu perdi, mamãe!"
Ensinar as regras do dominó a uma criança não é simples. No começo, o Henrique achava que comprar as peças era uma coisa boa. Ele também achava que poderia comprar e devolver até encontrar a peça. Aos poucos, a criança compreende e pouco precisa do auxílio do adulto.
E qual é a idade para começar?
Quase sempre subestimamos a capacidade da criança em aprender a jogar dominó. Eu mesma não pensava que uma criança de dois anos fosse capaz de aprender. A Didi deu um dominó quando o Henrique aprendeu bem as cores. Ele tinha menos de dois anos e meio, adorou e progrediu logo. Indico para começar qualquer dominó que contenha imagens ao invés de números. São mais fáceis e atraentes visualmente. Esse dominó de cores do desenho Carros foi uma ideia excelente da Didi e recomendo para vocês! 

17 comentários:

Unknown disse...

Adooorei!!!
se deixar brinco com dominós até hoje..rs
ja te seguindo
perolasdealanis.blogspot.com

Cristiane disse...

Comprei um de bichinhos e o Bruno amou!!! cris

Unknown disse...

Olá, adorei essa dica do dominó, com figuras, obrigada,
bjs

Laurinha disse...

Maninha, que bom que você e o Henrique gostaram do dominó!!! Eu AMO jogar dominó com o Henrique, e ele às vezes me dá "um couro" também, viu?! Beijão e saudades, Didi

Unknown disse...

Adoooro dominó ... e sempre dou um de presente de aniversário para os amigos da Sophia nos aniversários!!!

Acho que estimula tanta coisa ... sem contar que a cada época, pode-se inventar uma brincadeira ....

Beijos, Má
monmaternite.com

Anônimo disse...

Adorei a dica! Ta aí um brinquedo que faz pensar!!!

Beijos e volte logo!!!

Lívia.

Agrega Pais - Agregador de Links disse...

Olá, gostaria de lhe fazer um convite, porém, antes preciso tietar um pouco afinal seu site é maravilhoso Parabéns pelo trabalho! Seria um imenso prazer tê-lo em nosso site agregador de conteúdos Agrega Pais onde reunimos os melhores blogs direcionados para pais e mães do país. Aguardo você lá, teremos muita satisfação em divulgar seus links!

http://www.agregapais.com.br/

Anônimo disse...

Olá, Telma. Achei um post seu pelo google, mas não encontrei seu e-mail. Sou de brasilia tbm e meu menino de 1ano e mei está com asma. Por favor, vc pode me passar o nome do homeopata que atendeu seu filho em 2011? Estou preocupada com tanto corticóide que damos a ele.
Meu e-mail é lu.bueno.santos@gmail.com
Muito obrigada.
Lu

Celi disse...

Telma,
saudades de passar por aqui. Que bacana seu post. Também acho o dominó um jogo super possível e interessante para as crianças.
Um grande beijo.

Ana Júlia disse...

Ótima dica, Telma. Beijão.

Roteiro Baby disse...

Bem lembrado! Bruna ainda não tem nenhum!!!

*Tati* disse...

Oi Telma!
Estou com saudade dos seus posts... Cadê você?
Bjs, Tati

Angi disse...

SAUDADES!!!
BEIJOSSS

Ivna Pinna disse...

Telma querida, cadê você???

Beijos

Roteiro Baby disse...

A Bruna já curte o dominó da Galinha Pintadinha, com 2 anos. Ñ apresentei as regras. Por enquanto, só estimulo ela a unir as peças iguais. E já tem sido muito divertido...
Beijos
Iza

www.roteirobaby.com.br

Unknown disse...

Olá...
Tem selinho pra vc lá no meu blog...
http://diariodamamifeliz.blogspot.com.br/2013/05/ganhei-mais-um-selinho_252.html
Beijusss

Stephanie sobre jogos infantis disse...

Não acredito que tenha limite de idade para brincar com qualquer tipo de jogo, até mesmo com jogos infantis pois adoro interagir com meus filhos para que eles sintam que também estão me ensinando algo. Eles se sentem importantes e ficam super felizes com isso! O dominó é uma das nossas atividades favoritas, assim como brincar de jogo da memória. ADoramos jogos mais tradicionais.