quarta-feira, 29 de junho de 2011

O nascimento de um blog


Os motivos pelos quais as pessoas decidem escrever um blog são bem variados. Algumas pessoas já acompanham alguns blogs de interesses comuns e inspiradas por estes blogs resolvem começar o próprio. Não foi o que aconteceu comigo. Apesar disso, me surpreendi com o acolhimento das blogueiras e também com a amizade que pode surgir no mundo virtual. Hoje, posso dizer que estou envolvida nesse mundo. Fico feliz, preocupada, emocionada, triste. Estou feliz, por exemplo, porque hoje é o aniversário do Antônio da Angi! Um aninho de muitas conquistas e alegrias! Parabéns, lindão! Que Jesus e os anjinhos da guarda te protejam e iluminem seus caminhos! Esse bolinho aí da foto é para você! Estou preocupada também com a falta de notícias da cirurgia do Eduardo, filho da Juliani. De tristezas, prefiro não falar... Emoções são várias! Fico emocionada com os textos dos blogs que acompanho, também com os comentários nos meus posts. Adoro quando alguém me telefona ou me encontra na rua e diz que acompanha o blog diariamente e comenta que gostou de algo que escrevi. Tem até marido de amiga que lê. Algumas amigas queridas com filhos recém-nascidos encontram um tempinho nessa turbulência que são os primeiros meses de maternidade e também acompanham. Quanta honra, nem mereço.
Resolvi contar como surgiu a minha ideia, já que eu não acompanhava ninguém. Quando fiquei grávida, ingressei em um grupo de gestantes virtual. É um fórum de discussão formado por mamães maravilhosas. Os tópicos são variados, desde indicação de empregada até dicas de viagens, colégios, aulas de natação, hotéis, casas de festas, bolo de aniversário, colônia de férias, garçom, reforma de sofá, pintor... Vocês nem imaginam, naquele grupo já se discutiu sobre tudo!
Confesso que nunca li todos os e-mails por causa da quantidade. Sempre selecionei por assunto, os outros eu deletava. Falta de tempo mesmo, porque tudo é interessante. Eu até nem me manifestava no grupo. Outras mães eram muito participativas, algumas tão mais experientes, que eu me reservava à minha insignificância. Até que um dia, no ano passado, alguém perguntou sobre a dificuldade na alimentação. A mãe estava desesperada porque o filho não comia e ela estava nervosíssima. Aí pensei, nossa passei por isso. Quem sabe posso ajudar? Não posso dar nenhuma dica infalível, mas posso tentar. Pelo menos o e-mail pode servir de consolo para ela saber que não passa pela dificuldade sozinha... Criei coragem e escrevi o e-mail com todo o carinho. Fiquei muito feliz com o agradecimento dela.
Esqueci o assunto. Porém, mais recentemente outra mãe havia perguntado sobre a amamentação. A filha dela só queria mamar no peito esquerdo e ela não sabia o que fazer. Estava muito preocupada pois temia que a filha largasse o peito de vez. Isso a angustiava porque o sonho dela era amamentar exclusivamente até os seis meses. Aí escrevi novamente sobre a minha experiência.
Pude observar, então, que havia muitas mensagens guardadas no meu coração a respeito da maternidade. Não chamo de conselhos. Quem sou eu para arriscar a dar qualquer receita de como ser uma boa mãe. São somente angústias, preocupações, frustrações, dificuldades que passei na maternidade que me fizeram refletir e enfrentar o problema de alguma forma. Não foi a melhor forma de resolver o problema, mas foi aquela que foi possível no momento.
Comecei a escrever alguns textos no Word nas horas vagas. As ideias fluíam na minha cabeça. Parecia que eu queria escrever um livro inteiro. Não sabia o que fazer com os textos. Pensei em guardar para o Henrique ler no futuro. Fiz um diário de gravidez com muito carinho para ele e o livro de bebê está mais ou menos completo. Pensei em colocar os textos no livro de bebê.
Até que uma amiga grávida me contou que tinha criado um blog para colocar as fotos do bebê assim que ele nascesse e me deu o endereço. Ainda não havia nada postado. Então, perguntei como se fazia um blog. Ela me disse que era simples, só entrar no dela e clicar em “criar um blog”. Foi assim que começou o meu blog.
Eu já tinha cinco textos prontos. Escolhi o nome “Maternidade na medida do possível”. Queria deixar a mensagem de que a maternidade não tem fórmula mágica, nem receita infalível. Nenhuma mãe é melhor ou perfeita e o possível a ser feito já é o bastante. Quem tiver interesse, leia o primeiro texto que escrevi sobre o objetivo do blog. Na última hora, decidi mudar o nome para “Maternidade na medida certa”. Achei que o nome era mais fácil de falar.
Resolvi, hoje, esclarecer para vocês que a “medida certa” a que me refiro não é a minha. Não encontrei a fórmula mágica de ser uma boa mãe, porque essa fórmula não existe. Também não sou nenhum exemplo a ser seguido. Não tenho pretensão de dar qualquer conselho. Só quero escrever sobre temas que façam as pessoas refletirem. E se alguém tiver problema com alimentação, rotina do sono ou amamentação também pode encontrar uma mãe que sofreu bastante nessas áreas. Não que as outras áreas tenham sido mais fáceis, mas estas sem dúvida foram as mais desafiadoras. A maternidade para mim não é, nem nunca foi fácil. Ser mãe é difícil para qualquer mulher. Para mim não existe frase mais verdadeira do que aquela que diz que “ser mãe é padecer no paraíso”. Tem até mãe que já me disse que ainda não encontrou o paraíso...
O que fiz foi divulgar o blog no grupo de gestantes e também para as amigas íntimas. Parei por aí. O que aconteceu foi que algumas pessoas indicaram o blog para outras amigas, outras descobriram sozinhas. Um dia conheci o Mundinho de Davi por acaso porque a Fabrisia fazia referência ao meu blog no Mundinho. Então, fui até lá, feliz e surpresa, me apresentei a ela e agradeci. Desde então somos amigas. A Fabrisia já tinha outros blogs preferidos e me interessei em conhecer alguns blogs que ela recomendava. Esse é o resumo da história.
Não tenho tempo de acompanhar todos os blogs que gostaria. Não tenho tempo de procurar seguidores, mas todos são muito bem-vindos! Para mim, basta que uma pessoa tenha interesse pelo que escrevo. E prefiro um leitor fiel, que lê tudo o que escrevo, do que vários que só dão uma passadinha e nunca mais voltam para dar notícia.
Quero agradecer ao grupo de gestantes, por ter me inspirado a escrever, à Patrícia, por ter me ensinado a criar um blog, à Fabrisia por ter sido a primeira a recomendar a leitura do meu blog, às demais blogueiras que me acolheram com tanto carinho, e também aos queridos leitores, declarados ou não. Não importa para mim se você segue publicamente, comenta ou não, lê tudo ou somente algum assunto que te interessa. Se uma linha somente tiver sido lida, já terá valido a pena! Vim ao mundo para servir e assim estou no mundo virtual. Enquanto for útil a alguém, se eu puder confortar ou acolher alguma angústia, já terei cumprido minha missão! Obrigada a todos vocês, leitores queridos!

Bom, não esperava escrever tudo isso. Mas também queria convidá-las a conhecer o blog da minha irmã Marcia. Ela sempre gostou de escrever, mas nunca pensou em escrever sobre maternidade. Depois que começou a acompanhar o meu, surgiu o interesse em começar a contar sua própria história. Coincidentemente ela escolheu aquele primeiro nome que eu tinha pensado em colocar “Maternidade na medida do possível”. Curioso porque eu não tinha contado a história para ela. Quem sabe estava nos planos de Deus que a família toda começasse a escrever. Todo mundo tem algo de positivo para contar e compartilhar. Parabéns pela iniciativa! Te amo, minha irmã! Bem-vinda à blogosfera materna!

5 comentários:

Laura Degani disse...

Lindo texto, Telma. Lindo mesmo. Beijos mil

Fabrisia Garcia disse...

Nossa, hj fiquei muito emocionada!!! Muito obrigada, você é muito querida e escreve muito bem! Que bom que estamos crescendo juntas nesse mundinhos dos blogs de maternidade. Como já disse em um post, eu comecei o Mundinho de Davi depois de começar a ler o seu blog! Super beijos
Fabrisia

MÃE DO GUI disse...

Que lindo!!!
Vou visitar o blog da sua irmã já!!!!

Bjo Jana

Angi disse...

Oi amiga!
O que tenho para te dizer...MUITO OBRIGADA POR TUDO!
És uma amiga muito especial, e o Antônio amou o bolo do Henrique!
Minha flor, tu está no meu coração, minha amiga virtual, que se tornou real!
Tu tem o dom da palavra,querida!
Eu te adoro de coração!
Um super beijo nosso para vocês
BOA NOITE!

Angi disse...

AMIGA!
Amei...hahaha
surpresas são sempre divertidas!
=]
bjsss