quarta-feira, 13 de abril de 2011

A chupeta e as manias na hora de dormir


O Henrique não é desses meninos que fica pendurado na chupeta o dia todo, mas ele gosta muito. E vamos admitir, a chupeta é um santo remédio. Não sei por que tantos pais nem querem tentar para não colocar a “mania” nos filhos.
Tive uma colega, muito disciplinada, que não queria colocar nenhuma mania nos filhos porque ela achava que seria muito difícil de tirar. Então ela não deu chupeta, nem mamadeira e acostumou os filhos a dormirem sozinhos no berço. Era uma meta dela e fico feliz que tenha conseguido.
Só acho que não devemos julgar o que é certo e errado, nem devemos nos martirizar por causa das “manias” dos filhos. O Henrique, por exemplo, só dorme com a chupeta e segurando a fralda de pano. Quando está com sono, ele vai até o quarto dele sozinho, pega a chupeta e o paninho e vem nos avisar. Também damos uma mamadeira antes de dormir para pânico das madrinhas dentistas (Laura - Didi, e Thati). Muito queridas elas me dizem que o papel delas é me orientar, mas sabem que a teoria e a prática são coisas muito diferentes.
O paninho foi uma “mania” colocada pela enfermeira que ficou comigo nos dois primeiros meses, a Dona Marli. Ela me disse que dava a fralda para todos os bebês e que isso era muito bom porque transmitia segurança. Antes de ir embora, ela me pediu que não tirasse a “mania” porque seria uma lembrança dela. Lógico que não vou tirar, que mal faz? E como é bom olhar para o paninho e me lembrar da Dona Marli.
Outro hábito que sempre tivemos na hora de dormir é pegá-lo no colo. Sentamos na cadeira de amamentação que até hoje fica no quarto e ficamos com ele no colo até que adormeça. É tão gostoso. Não acho que acostumar a dormir sozinho no berço deva ser uma obrigação com prazo a ser cumprido. Sempre pensei que um dia ele já ficaria incomodado de dormir no colo por si só, então decidi aproveitar o pouco tempo de colinho. Hoje, com 1 ano e 9 meses, ele já está querendo ir dormir sozinho. Pegamos ele no colo, mas ele aponta para o berço e pede para ir para lá.
Agora que está próximo de completar dois anos, me pergunto quando vou tirar a chupeta. Dizem que depois dos três anos, a chupeta já pode prejudicar os dentes. Então tenho um pouco de tempo. Só sei de uma coisa, quem não está preparada ainda para tirar a chupeta sou eu mesma. Vou deixá-lo ser bebê um pouco mais, qual é o problema? Quem sabe, no final do ano, o Papai Noel não faz uma proposta?
O filho de uma grande amiga minha também era muito apegado na chupeta e ela pensava que seria muito difícil de tirar. Até que um dia, com três anos ou quase isso, ele deu a chupeta para a mãe e disse: “Toma mamãe, eu já sou grande, não preciso mais de chupeta”. Que fofo! Tomara que seja assim com o Henrique também.
Se os filhos não tivessem nenhuma mania e fossem todos iguais, como que em um livro, qual seria a graça? Não teríamos nenhuma boa história para contar. E como já disse uma vez: não tem nenhum hábito ou mania que dure para sempre.

4 comentários:

Laura Degani disse...

Maninha, estou ADORANDO o blog. É uma delícia ler os seus relatos, que, de tão gostosos, maduros e repletos de amor me fazem a cada dia mais pensar em providenciar a mais curto prazo um priminho para o nosso amado Henrique... A meta era para 2015...!!!!
Ver você tão serena com todos os desafios da maternidade só me faz mesmo ter a certeza que a minha musa inspiradora é mesmo uma mulher pra lá de incrível! Te amo, viu?

Telma disse...

Nossa, agora fiquei animada com o priminho(a)! 2015 está muito longe! Maninha, você pode ver que a gente fica estressada, cansada e preocupada, mas tem sempre uma luz no fim do túneo. As fases difíceis vão melhorando e até deixam saudade. Ser mãe é a melhor coisa do mundo. E ser titia também porque só tem a parte boa. Obrigada por você ser essa Didi tão querida e presente. Amamos você, Telma e Henrique.

Gleysa Lopes disse...

Oi Telma, acho muito difícil uma mãe que não coloque manias nos seus filhotes, o meu pequeno tem 5 meses e ele dorme no berço, mas tem umas manias tb, ele só usa a chupeta pra dormi dai eu coloco a chupeta na boca dele ele vira de ladinho dai eu coloco a fraldinha e ele segura ela ate ele dormi, só que eu não posso sair do ladinho dele dai eu fico lá ate ele adormecer totalmente. E muito lindo ver ele dormindo sozinho, quando não estou em casa que é o tormento pq ele dorme as 8 horas e eu não consigo fazer ele dormi no braço dai ele fica muito enjoadinho...as únicas vezes que ele dormiu no braço e quando esta resfriado ou quando toma vacina (dias enjoadinhos).
Bjs
Adorei o seu blog.

Telma disse...

Gleysa, tiramos a chupeta, mas ate hoje o Henrique pede o paninho, acredita?! Que graça o Heitor dormindo! Se ele nao gosta de dormir no colo é até mais fácil! Beijos e volte sempre por aqui!