quinta-feira, 1 de março de 2012

Ga-ga-ga-gagueira infantil


A fala do Henrique só começou a evoluir bem a partir dos dois anos. Com dois anos e meio ele começou a se expressar com frases completas. Virou um tagarela. Tudo estava indo muito bem até que há alguns dias atrás ele começou a gaguejar bastante. No primeiro dia me chamou a atenção. Uma semana depois comecei a me questionar se seria normal ou se deveria procurar um especialista. Será que aconteceu algo? Pode ser sinal de ansiedade? Será que ele está muito agitado? 
O Henrique começou a ficar nervoso com a gagueira e até passou a desistir de falar em determinadas situações. Às vezes ele começa a falar, vêm os tropeços G-G-G-G..., e não consegue concluir. Nesses casos, sempre insisto: "O que foi, Henrique?" Ele, frustrado, algumas vezes responde: "Nada, mamãe". Fico muito triste quando ele desiste de se expressar para completar o raciocínio.
Então, procurei uma fonoaudióloga de confiança para esclarecer minhas dúvidas. Ela me tranquilizou e disse que a gagueira infantil é muito normal até os 4 anos. Chama-se gagueira fisiológica e ocorre porque o cérebro, nessa fase do desenvolvimento (2 a 4 anos), está crescendo em um ritmo tão acelerado que a fala não consegue acompanhar. A criança pensa tão rápido que não consegue articular tudo o que passou por sua mente. 
Como agir: o melhor a fazer é agir naturalmente, como se não houvesse nenhum problema. Jamais devemos pedir para a criança ficar calma, falar mais devagar, ou parar e respirar. Essas atitudes deixam a criança ainda mais tensa na hora de falar, acentuando a gagueira que poderá se tornar permanente. Os pais devem deixar a gagueira acontecer, escutando o filho normalmente sem interromper ou completar a palavra. Não devem se mostrar impacientes. Se acontecer, como o Henrique, de desistir de falar, incentive-o a continuar: "Pode falar, filho, a mamãe está aqui para te escutar e te entender". Oriente, também, as pessoas mais próximas, como a professora e os familiares.


16 comentários:

Futura mãmã disse...

Gostei muito deste post a chamar nossa atençao e com dicas.
bjos

Laiz disse...

Que post legal, sempre com alguma dica super interessante. Estou com saudades!!! Bjoooooooooo

Mamãe Tati disse...

Legal Telma! Não sabia disto!! Beijose

Fabrisia Garcia disse...

Olá Telminha!
Eu acho muito interessante cada fase que vemos no desenvolvimento dos nossos pequenos... ótima dica que guardarei para o futuro... Lá em casa o Davi começou a falar "papaíiii", coisa mais linda!!! E já fico super ansiosa para outras novas palavras.. mas temos que saber respeitar o tempo deles..

Super beijos

Cristiane disse...

O Bruno passou a fase assim e foi muito engraçado passou na tv um programa sobre isto. Eu mandei e-mail e ela me respondeu e foi certo. Tudo passou e acabou. Cris

Renata disse...

Bom saber Telma, obrigada por compartilhar um esse fato tão importante =)
beijão e saudades dos seus posts

Roberta Moraes disse...

Telma, que bom q vc entendeu!!! Fique tranqüila que 75 por cento das criancas entre 2 e 4 anos apresentam esta gagueira fisiológica. Precisando de orientações estou as ordens!!! Bj.

Laurinha disse...

Telminha, tenho certeza que esta fase vai passar rapidinho e nós vamos é ficar com saudades do fofo do Henrique atrapalhadinho com as palavras!
Eu sou suspeita, né? Mas achei ele mais gostosinho ainda me chamando pra brincar com seu "Que que brincar comigo, Didi?" Agora eu não resisto e vou brincar sempre!!!
Beijos mil nos dois!!!

Laurinha disse...

Ops... Leia "quer", e não "que". Bjs

Ivna Pinna disse...

Muito bom esse post Telma! Vai me ajudar a ficar mais atenta com o Enry e com as outras crianças tbm!
Muito esclarecedor!

beijão

Carol Liôa disse...

nossa q post maravilhoso! com certeza nunca esquecerei da sua dica!! bjs

Angi disse...

Telma querida,
tenho milhões de coisas para te contar, ainda pretendo ir a brasília, na páscoa, estou combinando com minha mãe.
não sabia disso e o marido teve uma gagueira também, e na época acho que minha sogra não teve essa informação, sei que as irmãs riam dele, tadinho.
mas passou!
beijão amiga
desculpa o sumiço!!!

Telma disse...

Outra orientação importante: quando a criança falar, pare o que estiver fazendo, olhe para ela e preste muita atenção. Muitas crianças acham que precisam falar rápido para serem atendidas porque seus pais estão sempre muito ocupados.

Anônimo disse...

Gostei das orientações,tenho um filho que as vezes apresenta gagueira,ele tem 2 anos e 10 meses,e acho que está muito associado a irmã de 1 ano e 1 mês,obrigada!!!

Anônimo disse...

ola,obrigado fiquei mais calma porque minha tem 3 anos começou a gaguejar por 3 meses mais ou menos e agora demora para falar ela se esforça muito a palavra parece que nao sai espero que passe tambem

Camila disse...

Oi encontrei esse post por acaso. Pode me dizer se a gagueira passou ...
Tenho um filho de 2 anos e meio e comecou a gaguejar e antes falava muito bem...