quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Estreia no cinema e no teatro

Janeiro foi um mês de estreia do Henrique no cinema e no teatro. A idade ideal para levar a criança a esses programas é bem particular. Acho que devemos observar em casa o tempo que a criança consegue ficar concentrada. O Henrique, por exemplo, nunca conseguiu assistir a um DVD inteiro de histórias longas. Já tentei Carros, Toy Story e outros, e nada. A concentração dura no máximo quinze minutos e ele sai para brincar. Só gosta dos desenhos curtos do Discovery Kids e dos DVDs musicais, como Galinha Pintadinha e Xuxa (recomendo o volume 10 que é ótimo). Ele adora dançar e já decorou os trechos de várias músicas. Uma graça!
Quanto ao cinema e teatro, preferi esperar a concentração aumentar. No ano passado, o levamos ao teatro para assistir Cocoricó. Como era um musical, ele gostou bastante, mas no final já estava bem agoniado.
Estava com dúvida se já era hora de levar ao cinema, já que ele nunca assistiu a um DVD inteiro. Então, surgiu um convite da família para levar as crianças, priminhos mais velhos do Henrique, de idades entre 3 e 6 anos. Eles assistiram Alvin e os Esquilos. Infelizmente não pude ir, pois estava trabalhando. Mas o papai me contou que o Henrique se divertiu muito, se comportou bem e prestou atenção em quase todo o filme.
No último domingo recebemos outro convite muito especial de amigos com filhos pequenos para assistir à peça teatral Os 3 Porquinhos, de Néia e Nando Cia Teatral. Gostamos tanto que estou indicando para quem é de Brasília.
A história dos 3 Porquinhos já é bem conhecida de todos, mas eles fizeram pequenas adaptações para modernizá-la. Fizeram uma caricatura do lobo mau para não amedrontar as crianças. O lobo era mais engraçado e estabanado do que mau. Também colocaram uma loba para ser a mulher do lobo mau. A loba, muito brava, mandava no lobo e exigia que ele fosse buscar os porquinhos para o jantar. Não gostei da crítica de que as esposas são sempre muito bravas com os maridos (pois só somos quando eles realmente merecem!). Mas a mudança do enredo foi interessante para as crianças não ficaram com tanto medo do lobo mau.
Foi bem divertido quando o lobo se vestiu de Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve para tentar enganar os porquinhos. Além disso, achei interessante a interação com a plateia. As crianças um pouco maiores participavam o tempo todo do espetáculo. Os porquinhos iam perguntando do que fariam suas casas, e as crianças respondiam na ordem certinha. Foram muito interessantes as pequenas adaptações no enredo para tornar a história um pouco diferente, moderna e divertida!
O Henrique adorou e realmente não ficou com medo do lobo mau. Tirou até foto no final do espetáculo. Em casa, perguntei se o lobo era bom ou mau, ele disse que era bom e legal. Sobre a loba, achei melhor não perguntar para ele não associar que esposa é sempre brava!
Recomendo, pois a peça é ótima! Está em cartaz até o dia 26 de fevereiro no Teatro Escola Parque 308 Sul.
Local: Teatro Escola Parque 308 Sul
Dias: 07 de janeiro a 26 de fevereiro
Horários: Sábado e Domingo às 17 horas
Não haverá espetáculos no Carnaval (dias 18 e 19 de fevereiro)
O ingresso custa R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). Criança paga meia.
Quem tiver amigos ou familiares com crianças pequenas, sugiro combinarem de levar juntos, pois as crianças se divertem bem mais no meio da bagunça! Meninas, obrigada pelos convites! E para acompanhar o cinema ou o teatro "picoca" (no henriquês)!

6 comentários:

Fabrisia Garcia disse...

Olá Telma,
Que graça. Eu fico tb na mesma ansiedade para levar o Davi para o cinema e teatro... não vejo a hora e poder levá-lo!!!
Que bom que agora o roteiro cultural do Rique cresceu.. e ele continua um fofo...
Beijos
Fabrisia

Dayane disse...

Que legal, Telma. Delícia de passeio pros pequenos.
Beijos

*Tati* disse...

Telma, adorei seu blog! Seus textos são bem escritos e não conseguimos deixar de ler até o final! Parabéns!
Não sei se você sabe, mas todo final de semana tem teatrinho da "Néia e Nando" de graça no Brasília Shopping. As sessões ocorrem aos sábados e domingos, às 15h e às 17h.

Telma disse...

Fabrisia, saudades de você ! Quem sabe logo logo levamos o Henrique e o Davi juntos?! Legal mesmo, Dayane! Tati, que prazer ter você aqui! Volte sempre! Fico feliz que tenha gostado dos textos! Escrevo com muito prazer! Adoro compartilhar dicas e reflexões ! Também aprendo muito com os comentários! Essa dica que você deu é ótima! Te espero aqui mais vezes! Beijao meninas.

Laurinha disse...

Eu quero ir no próximo!!! Fiquei com muita vontade!!! Beijossss

Unknown disse...

Que lindo esta o Henrique um fofo!!!
Teve esses tempos a peça da galinha pintadinha aqui em Curitiba, mas o preço não era baixo e o Edu com 8 meses na época decidi adiar um pouco a primeira visita ao teatro!
Beijos