sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Conservar, renovar e mudar

Já esperava a divergência de opiniões sobre a importância do Ano Novo. Para mim, Natal é época de agradecer e Ano Novo é ocasião de fazer um balanço do ano e planejar o próximo. Descobri que tem gente que odeia o réveillon. Outros acham que é um dia como outro qualquer, sem motivo especial para comemorar ou fazer planos. Respeito todas opiniões. Cada um tem seus valores, hábitos, rituais, especialmente em se tratando de Ano Novo.
Não odeio o réveillon, nem gosto de chamar assim. Prefiro nosso português claro: ANO NOVO. Réveillon para mim não tem sentido porque só quer dizer “festa com baile e ceia na véspera do ano-bom” (Dicionário Aurélio). Ano Novo representa muito mais do que isso!
Já fui a várias festas maravilhosas nesse dia. Já viajei muito. Já fiquei em casa. Já passei somente com a família ou só com amigos. Já fiz questão de usar roupa branca. Hoje eu dispenso. No ano em que o Henrique nasceu, achei melhor ficar dormindo... Algumas vezes sai para comemorar e voltei antes da meia-noite. Já fiz ceia. Já fiz almoço. Já acabou até em pizza! Atualmente, prefiro um lugar calmo e familiar, de preferência com crianças para o Henrique brincar. Roberta e Guilherme, obrigada pelo convite!
Mas confesso que o Ano Novo tem um sentido muito especial para mim que transcende a festa, a ceia, a roupa branca. Ano Novo encerra um ciclo e começa outro. Sempre relembro como foi o ano e planejo o próximo. Se o ano foi bom ou difícil, não importa. Sempre pode melhorar. Nunca penso que ele pode ser pior. E mentalizo tudo para que isso ocorra. Oro bastante, agradeço e coloco na minha mente e no meu coração o que pretendo para o ano seguinte. Algumas vezes até escrevi no papel e confesso que atingi mais as metas quando elas estavam escritas.
Se consigo cumprir tudo o que planejo para o ano? Lógico que não! Mas se eu não fizesse nenhum plano, seria bem mais difícil de cumprir. Planejar é uma forma de ter algum foco, um objetivo, uma esperança, um sonho. Não que todos os dias do ano não deveríamos fazer isso, mas o Ano Novo é especial. É a fase de maior esperança e otimismo que se inicia no Natal e continua no início do ano.
Sou assim. Começo o ano querendo conservar várias coisas, mas sempre acho que posso melhorar. Por exemplo, esse ano conservei minhas amizades. Mas não o suficiente. Gostaria de ter encontrado meus amigos mais vezes, assim como a família que mora longe. Então, essa é uma das minhas metas para 2012.
Outras coisas precisam mesmo ser renovadas. A vaidade e a saúde, por exemplo. Comecei o ano com planos de dieta e exercícios. Nada mudou, mas ainda dá tempo. Compromisso que já estou cumprindo desde o final do ano é cuidar um pouco mais da aparência. Maquiagem leve todos os dias. Nossa, com as pessoas notam! E quero renovar várias outras coisas!
Sobre as mudanças, serão necessárias e bem-vindas. Às vezes pegam a gente de surpresa, outras são planejadas. As mudanças pode causar muita expectativa e ansiedade. Podem até causar um pouco de receio. O novo assusta. Sempre faço assim, por que vou mudar ? Estou acostumada com isso, e agora?
Sem mudança não há progresso. Sem progresso não há comemoração. Sem comemoração não há alegria. Sem alegria a vida fica sem sentido.
Estou com muitos planos para 2012! Quero conservar, renovar e mudar. E vocês?

8 comentários:

Rafaela Martins disse...

CONCERTEZA TMB QUERO MUIIIITO RS..
Te achei por outro blog e adorei e estou te seguindo me visita lá no meu cantinho e me siga tmb espero que goste bjoos te espero lá http://annabeatrizrafaela.blogspot.com/

Dayane disse...

Telma, pra mim o ano novo é mais como um dia qualquer. Acho que é mais pelo clima aqui, não tem essa comemoração toda. Eu também não sou de fazer retrospectivas nem metas. Mas gosto de pensar no que desejo e posts assim me ajudam a pensar no que já quero melhorar e posso usar a chegada do ano novo pra dar um empurrãozinho, uma animada.
Que seus planos pra 2012 aconteçam!
Beijos

Futura mãmã disse...

Que seus planos e desejos se realizem ...Optimo ano 2012 para voce
Bom fim de semana

Cristiane disse...

Quero muita saude pra todos... Cris

Carol Damasceno disse...

Oi Telma conheci seu blog pelo Mon Maternité no facebook. Adorei.

Sinta-se a vontade pra visitar o meu.

O Ano Novo pra mim é uma chance de renovação de um ciclo. É como se fosse um novo combustível para seguirmos em frente...

Beijos
Carol

Renata disse...

Palavras sábias... É tudo que eu quero para 2012 tbm! :)
que esse ano seja maravilhoso para todos nós!
Beijão

Laiz disse...

Eu estou cheia de planos. Super feliz. Planos de trabalho, com o Nino, mais exercícios, mais viagens curtinhas, planos de arrumar a casa, a vida, planejar as finanças e curtir mais (afinal acabamos entrando numa rotina e esquecendo das pequenas coisas deliciosas!). Plano pra logo começar a mandar cartinhas pra cegonha.... Bjooo enormeeeeeeeee e um maravilhoso 2012 pra vc!!!

Angi disse...

Falou bonito,Telma!
Eu também reflito, e gosto de fazer planos, no papel ou na cabeça, mas sempre com as melhores intenções e com muita alegria!!
Nós já começamos muito bem o ano, com mudança de estado, de vida, e será maravilhosa! Ainda não conhecemos fortaleza, não conhecemos naaada no nordeste, então será ótimo para isso também.
Ah, e baby cearense por enquanto não, vou esperar você primeiro...rs
ÓTIMO ANO,AMIGA!
E conte comigo mais esse ano, e todos os próximos!
beijos