Não odeio o réveillon, nem gosto de chamar assim. Prefiro nosso português claro: ANO NOVO. Réveillon para mim não tem sentido porque só quer dizer “festa com baile e ceia na véspera do ano-bom” (Dicionário Aurélio). Ano Novo representa muito mais do que isso!
Já fui a várias festas maravilhosas nesse dia. Já viajei muito. Já fiquei em casa. Já passei somente com a família ou só com amigos. Já fiz questão de usar roupa branca. Hoje eu dispenso. No ano em que o Henrique nasceu, achei melhor ficar dormindo... Algumas vezes sai para comemorar e voltei antes da meia-noite. Já fiz ceia. Já fiz almoço. Já acabou até em pizza! Atualmente, prefiro um lugar calmo e familiar, de preferência com crianças para o Henrique brincar. Roberta e Guilherme, obrigada pelo convite!
Mas confesso que o Ano Novo tem um sentido muito especial para mim que transcende a festa, a ceia, a roupa branca. Ano Novo encerra um ciclo e começa outro. Sempre relembro como foi o ano e planejo o próximo. Se o ano foi bom ou difícil, não importa. Sempre pode melhorar. Nunca penso que ele pode ser pior. E mentalizo tudo para que isso ocorra. Oro bastante, agradeço e coloco na minha mente e no meu coração o que pretendo para o ano seguinte. Algumas vezes até escrevi no papel e confesso que atingi mais as metas quando elas estavam escritas.
Se consigo cumprir tudo o que planejo para o ano? Lógico que não! Mas se eu não fizesse nenhum plano, seria bem mais difícil de cumprir. Planejar é uma forma de ter algum foco, um objetivo, uma esperança, um sonho. Não que todos os dias do ano não deveríamos fazer isso, mas o Ano Novo é especial. É a fase de maior esperança e otimismo que se inicia no Natal e continua no início do ano.
Sou assim. Começo o ano querendo conservar várias coisas, mas sempre acho que posso melhorar. Por exemplo, esse ano conservei minhas amizades. Mas não o suficiente. Gostaria de ter encontrado meus amigos mais vezes, assim como a família que mora longe. Então, essa é uma das minhas metas para 2012.
Outras coisas precisam mesmo ser renovadas. A vaidade e a saúde, por exemplo. Comecei o ano com planos de dieta e exercícios. Nada mudou, mas ainda dá tempo. Compromisso que já estou cumprindo desde o final do ano é cuidar um pouco mais da aparência. Maquiagem leve todos os dias. Nossa, com as pessoas notam! E quero renovar várias outras coisas!
Sobre as mudanças, serão necessárias e bem-vindas. Às vezes pegam a gente de surpresa, outras são planejadas. As mudanças pode causar muita expectativa e ansiedade. Podem até causar um pouco de receio. O novo assusta. Sempre faço assim, por que vou mudar ? Estou acostumada com isso, e agora?
Sem mudança não há progresso. Sem progresso não há comemoração. Sem comemoração não há alegria. Sem alegria a vida fica sem sentido.
Estou com muitos planos para 2012! Quero conservar, renovar e mudar. E vocês?
8 comentários:
CONCERTEZA TMB QUERO MUIIIITO RS..
Te achei por outro blog e adorei e estou te seguindo me visita lá no meu cantinho e me siga tmb espero que goste bjoos te espero lá http://annabeatrizrafaela.blogspot.com/
Telma, pra mim o ano novo é mais como um dia qualquer. Acho que é mais pelo clima aqui, não tem essa comemoração toda. Eu também não sou de fazer retrospectivas nem metas. Mas gosto de pensar no que desejo e posts assim me ajudam a pensar no que já quero melhorar e posso usar a chegada do ano novo pra dar um empurrãozinho, uma animada.
Que seus planos pra 2012 aconteçam!
Beijos
Que seus planos e desejos se realizem ...Optimo ano 2012 para voce
Bom fim de semana
Quero muita saude pra todos... Cris
Oi Telma conheci seu blog pelo Mon Maternité no facebook. Adorei.
Sinta-se a vontade pra visitar o meu.
O Ano Novo pra mim é uma chance de renovação de um ciclo. É como se fosse um novo combustível para seguirmos em frente...
Beijos
Carol
Palavras sábias... É tudo que eu quero para 2012 tbm! :)
que esse ano seja maravilhoso para todos nós!
Beijão
Eu estou cheia de planos. Super feliz. Planos de trabalho, com o Nino, mais exercícios, mais viagens curtinhas, planos de arrumar a casa, a vida, planejar as finanças e curtir mais (afinal acabamos entrando numa rotina e esquecendo das pequenas coisas deliciosas!). Plano pra logo começar a mandar cartinhas pra cegonha.... Bjooo enormeeeeeeeee e um maravilhoso 2012 pra vc!!!
Falou bonito,Telma!
Eu também reflito, e gosto de fazer planos, no papel ou na cabeça, mas sempre com as melhores intenções e com muita alegria!!
Nós já começamos muito bem o ano, com mudança de estado, de vida, e será maravilhosa! Ainda não conhecemos fortaleza, não conhecemos naaada no nordeste, então será ótimo para isso também.
Ah, e baby cearense por enquanto não, vou esperar você primeiro...rs
ÓTIMO ANO,AMIGA!
E conte comigo mais esse ano, e todos os próximos!
beijos
Postar um comentário