terça-feira, 13 de março de 2012

Para os pequenos leitores: Colar e Encantar

Adoro livros e incentivo o Henrique desde que ele tinha pouco mais de um ano.  Crianças pequenas precisam de algum atrativo porque não conseguem se concentrar ainda na história do livro. Por isso, os primeiros livros devem ter gravuras bem atraentes ou algum outro recurso que chame a atenção da criança, como sons e abas.


No final do ano, o Henrique ganhou um livro muito original da Coleção Colar e Encantar chamado Uma Aventura Espacial. A história é personalizada com o nome e a foto de 4 personagens. Os trechos da história personalizada e as fotos são enviadas em cartelas de adesivos para serem colados no livro. Muito interessante esse processo em que as crianças também podem participar da montagem do livro.  Além disso, as histórias são de  linguagem fácil, totalmente acessível às crianças, e sempre trazem um ensinamento. Indico para vocês porque realmente é um ótimo produto. Uma boa dica para presentear qualquer criança, de todas as idades.

Sobre o Colar e Encantar: o Colar e Encantar desenvolveu uma coleção de livros educativa, interativa e lúdica, com o objetivo de despertar na criança o prazer pela leitura, trabalhar a afetividade, a curiosidade, o reconhecimento de si mesma e do mundo ao seu redor. Com um vocabulário acessível e ilustrações que atraem a atenção do pequeno leitor, os livros ajudam a descobrir e compreender que a leitura pode ser um desafio interessante e prazeroso. Além disso, a participação da criança como protagonista da história e o uso de imagens com fotos e nomes personalizados completam a fantasia e são meios de estimular ainda mais a interação dos pequenos com o enredo, tornando-o mais envolvente e dinâmico. Entre uma diversão e outra, os livros começam a se tornar tão atraentes quanto os próprios brinquedos.


Sobre a autora Rejane Amaral Resende: a ideia nasceu de uma mãe atenta e consciente de seu importante papel na estrutura familiar, na formação educacional de sua filha, proporcionando segurança, carinho e respeito, fundamentais para o desenvolvimento de uma criança saudável. Ela queria criar um momento de interação junto à filha, para trazer mais proximidade e confiança entre elas. A ideia de fazer livros personalizados para crianças foi estimulante porque, a cada dia, surgiam novas possibilidades. Tinha em mente que incentivar o gosto pela leitura era o primeiro passo para promover o aprendizado das crianças. Para realizar este objetivo, ela se aprofundou no mundo infantil e escreveu o primeiro livro, e depois outro. Fazia cada livro imaginando o sorriso da criança e as surpresas que esta nova forma de leitura poderia proporcionar. Assim, nasceu o Colar e Encantar, para fazer dessas histórias mais que entretenimento: um momento de interação e diversão entre crianças e adultos, em meio à rotina diária. A autora percebeu, nesta caminhada, a necessidade de compartilhar este conhecimento com pais e educadores, para contribuir na formação de outras crianças.


Sobre os livros: por enquanto, o Colar e Encantar tem dois livros personalizados: Uma Aventura Espacial e Uma Aventura Mágica. O primeiro é mais apropriado para meninos, e o segundo, para meninas. Em ambos, há 4 personagens na história: dois adultos (pais, tios, padrinhos, avós...) e duas crianças (o presenteado que é o personagem principal e um(a) amiguinho(a) ou irmão (ã). Quem encomendar o livro, precisa enviar os nomes e as fotos de cada personagem. 


Uma Aventura Espacial: o personagem principal vê uma estrela vermelha no céu e tem a ideia de construir uma espaçonave para conhecer Marte. Os outros personagens ajudam na construção e lançam a espaçonave com o pequeno astronauta. Chegando em Marte, a criança encontra um planeta super divertido, colorido, cheio de balões brilhantes,  homenzinhos coloridos, carros voadores... Um homenzinho dá as boas vindas e explica que Marte é a terra das brincadeiras e das cores. A criança brinca muito com os "marteanos" e volta para casa para contar tudo o que viu.


Uma Aventura Mágica: nessa história, a menina que é a personagem principal encontra dois filhotes de passarinho caídos no chão e quer muito ajudá-los. Ao mexer em um baú de brinquedos, aparece um gênio que concede à menina apenas 1 desejo. Ela escolhe ajudar os passarinhos. O gênio transforma, então, a menina em uma fada com asas para que ela mesma pegue os passarinhos e os coloque em cima da árvore. O gênio fica tão orgulhoso da menina, pois ela usou seu único desejo para ajudar os passarinhos, que faz uma mágica: sempre que ela quiser ajudar alguém se transformará em uma fada.


Receitas Divertidas: outro trabalho muito original e um ótimo presente para incentivar a participação das crianças na cozinha. Receitas Divertidas são 20 cartões com receitas personalizadas com adesivos. Na frente de cada cartão, o adesivo traz uma foto da criança vestida de gourmet. Atrás do cartão vem a receita personalizada (ex: Brigadeiro da Juliana). Adorei essa ideia de trazer as crianças para a cozinha (sempre acompanhadas de um adulto é claro). As receitas são fáceis e as crianças podem aprender as medidas, os ingredientes e a compreender como é o modo de preparo de uma receita. Cozinhar pode ser uma brincadeira muito divertida. Tenho certeza que elas vão adorar!

Assim como o Colar e Encantar, acredito na participação efetiva dos pais, desde cedo, para garantir o envolvimento das crianças com a leitura, tornando-se um ótimo caminho para o aprendizado. O poder de encantamento das palavras e das ilustrações dos livros cria um universo mágico que, além de aproximar a família e estimular o vínculo entre pais e filhos, diverte e possibilita infinitos conhecimentos. O que é bom a gente indica!

Para acessar o site e saber mais sobre os produtos do Colar e Encantar clique AQUI.



Fotos do livro Uma Aventura Espacial 


Central de Atendimento:
Telefone: (19) 9462-1658

22 comentários:

Karine Paim Maia disse...

Obrigada pela dica! Tb adoramos livros aqui em casa. Bjinhos

Renata disse...

Telma como o Henrique está LINDO =)
e esse cabelo meu deus rsrs
Ótima dica viu!
Beijão

MÃE DO GUI disse...

Gente o Henrique está enorme e lindo...
Adorei o post, mas pergunta: O Gui tem 1 ano e 6 meses, já serve pra ele?

Bjo Jana

Ivna Pinna disse...

Amei a dica! Eu amo livros e o Enry vai junto! rsrsrsrs

beijão

Telma disse...

Meninas, sou suspeita, mas o Henrique tá lindão mesmo! Jana, serve pro Gui sim! Até antes de um ano as crianças já gostam porque reconhecem as fotos dos pais! Ele vai adorar por causa das fotos e a história é de fácil compreensão. O importante é incentivar a gostar de livros, mesmo que no começo eles só se interessem pelas imagens, já vão se habituando que ler é prazeiroso. Hoje o Henrique já pega os livros e conta a história do jeito dele! Uma graça! Beijos a todas

Só distração disse...

Encantador a ideia e ele sentadinho hein?? Lindo. cris

Só distração disse...

Amiga tenho dois blog viu!!!! Mas continuo no olho preguiçoso!!! cris

Fabrisia Garcia disse...

Adorei a dica... mas acho que tenho que esperar o Davi crescer um pouquinho...
Ah, e muito linda as personalizações das fotos do Henrique...
bjos

Anabela disse...

Olá, Telma! Tudo bem?

Adorei o blog!

Gostaria de entrar em contato para fazer uma proposta interessante para o blog.

Aguardo seu retorno por email:
anabela.calegaro@gmail.com

Grata,
Anabela.

Unknown disse...

Ahhh que demais! Adorei querida! Beijos

Angi disse...

Oi amiga,
bah, fiz um post sobre esse livro hoje mesmo, não tinha visto esse ainda!
Dei minha opinião, hehehe, eu não gostei muito, talvez não é o que estava esperando...
que bom que vocês gostaram!
beijãoooo

Anônimo disse...

Oi, estamos esperando o nosso chegar, curiosos!!!!!
Adorei sua divulgação. Também fechei parceria com eles.

bjocas e aparece, pois tem vários sorteios pro filhote rolando lá no blog

bjocas, donamaricotafeliz

*Tati* disse...

Telma, não conhecia esse livro! Achei o máximo e já vou encomendar um para nós...
Você já viu a coleção da "Kumon"? Também é muito interessante e educativo. Bom, acho que para o Henrique o mais apropriado seria o "Meu primeiro livro de traços", mas tem também "Meu primeiro livro de labirintos", "meu livro de adição simples", dentre outros...
Lá em casa as crianças adoraram!!!
Bjs!

Laurinha disse...

Telma! Que barato este livro! Adorei!!! E as fotos de vcs? Legal demais, super dica!!! Beijosssss

Laurinha disse...

E as receitas divertidas, então? Ah... Eu queria pra mim... Rs Beijossss

Unknown disse...

Telma querida ....

Como o Henrique está grande, um moço já!!! Que lindo!!!

Eu tinha visto um comentário sobre esse livro no blog da Angi! Achei interessante a idéia! Que gostoso que o Henrique se divertiu montando sua história!!

beijooos, Má
www.monmaternite.com

Roteiro Baby disse...

ADORO conhecer mais blogs de mães de Brasília! Tenho até um espaço reservado para isso lá no meu blog... vou incluir o seu lá, ok?
Se vc tiver facebook, me add para a gente se falar mais: WWW.facebook.com/maedabruna
Twitter: @Roteirobaby
Beijos!!!

Telma disse...

Que coincidência né Angi! Acho uma pena você nao ter gostado da proposta do Colar e Encantar. Achei muito original! Quem eu conheço que pediu adorou!

Telma disse...

Tati, que ótima dica! Vou procurar sim, claro! Onde compra? Beijao

Telma disse...

Muito legal mesmo Receitas Divertidas! São receitas simples que a crianca já pode começar a fazer com ajuda de um adulto. Imagina quando vc era criança?! Acho que vc iria adorar o Brigadeiro da Laurinha! Beijao

Telma disse...

Acompanho as dicas do Roteiro Baby! Obrigada por incluir o blog no seu espaço ! Beijao

*Tati* disse...

Oi Telma! O livro do Kumon você encontra em livrarias comuns ou pela Internet também. Depois vou escrever um post sobre os livros...
Bjs!