segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Repelente natural

O Henrique é muito alérgico a picadas de insetos, principalmente pernilongos. Algumas vezes ele inchou tanto que precisamos dar anti-alérgico (Hixizine). Quando ele era bebê não nos adaptamos ao mosquiteiro, pois ele sempre foi muito calorento. O jeito foi recorrer aos remédios que ligam na tomada.
Na última consulta à pediatra, ela me alertou para NÃO utilizar esses remédios, pois são extremamente tóxicos. Fazem muito mal à saúde, principalmente para crianças que já apresentam quadro de doenças respiratórias, como é o caso do Henrique (com alguns episódios de laringite e bronquite). Uma vez comprei em loja natural um aparelho sonoro, também de ligar na tomada, mas não funcionou. 
O que fazer, então? 
Repelentes em loção: a partir de 2 anos, normalmente os pediatras autorizam o uso de repelentes específicos para crianças. Somente se aplica nas áreas expostas, no máximo três vezes ao dia, para evitar intoxicação. Não pode aplicar no rosto. Também não gosto de passar nas mãos para não correr o risco da criança levar a mão à boca.
Repelente natural: algumas pessoas utilizam produtos naturais, como a citronela, ou receitas caseiras para afastar os pernilongos. Ainda não testei. Para quem quiser tentar, nos comentários ao post tem uma receita indicada pela Tati (só para crianças a partir de 3 anos). A pediatra me deu uma dica muito antiga para testar: o Complexo B. Dizem que o polivitamínico afasta os pernilongos porque faz exalar um cheiro na pele. Há controvérsias sobre sua eficácia. Dizem que os estudos não comprovaram. Mas os antigos afirmam que funciona. O Complexo B deve ser utilizado uma ou duas vezes por dia, de acordo com a recomendação do pediatra. Promete também abrir o apetite. Nessa parte estou comprovando e aprovando a eficácia! Se a criança começar a engordar, é melhor parar. Estou aproveitando o apetite para dar frutas e outros alimentos que o Henrique não está aceitando muito bem. Sobre as picadas, ainda não comprovei se realmente funciona.
A dose sugerida ao Henrique (2 anos e 8 meses e 15,5 quilos) foi a de 2,5 ml por dia (se não funcionar, aumentar para 5 ml). Se for o Beneroc Junior: 10 gotas, duas vezes por dia. Atenção: o seu pediatra sempre deve ser consultado!
Alguém já tentou o Complexo B com essa finalidade? Perguntem sobre ele na próxima consulta ao pediatra.   Acredito que mal não faz. Mas nunca dê remédio ou vitamina sem a autorização do pediatra do seu filho! Pergunte também sobre o risco de hipervitaminose, pois a Laura nos alertou que aconteceu com ela.
(No meu caso, comecei a utilizar o Complexo B, mas o apetite do Henrique aumentou tanto após alguns dias que achei melhor parar... Não pude constatar se ele realmente afasta os bichinhos indesejados). 
Se alguém tiver outra dica para afastar os pernilongos, nos avise, por favor.
   

12 comentários:

Futura mãmã disse...

Oh que chato esses bichinhos picando neles neah...
bj

Mundo do Dani disse...

Odeio bichos ! O Daniel também odeia esses bichos. Mas é beem raro haver aqui, por isso nunca usámos xD

patricia disse...

Eu descobri qdo estive em Goiania,anos atrás,que a população usa casca de laranja no aparelhinho elétrico.Aonde vc põe a pastilha que compra no mercado vc corta casca de laranja do mesmo tamanho e liga.usei no quarto dos meninos qdo pequenos,não tem cheiro,não pega fogo e resolve.Abraços.

Laurinha disse...

Tem a citronela também, Telma, que dizem não fazer mal. Sobre o complexo B, tomei uma época e tive hipervitaminose: minhas costas encheram de acne e passei quase dois anos sem poder tomar sol ou usar roupas decotadas, para não marcar, lembra?
Não recomendo, de forma alguma.
Beijossss

*Tati* disse...

Tenho uma receita de repelente natural. Mas atenção, se for testar, deixe para fazê-lo daqui há uns 4 meses, pois não é recomendável para menores de 3 anos:
- 1/2 l de álcool
- 1 pacote de cravo da índia (10g)
- 100 óleo infantil
Deixe o cravo curtindo no álcool durante uns 4 dias (quanto mais tempo, mais "potente" o repelente), agitando pela manhã e a tarde. Depois misture o óleo corporal. Passe apenas 1 gota nos braços e nas pernas.
Bjs!

Cristiane disse...

Nossa, complexo B?? Nunca imaginaria uma coisa desse. Meu afilhadinho também é assim... Cris

Karine Paim Maia disse...

Oi Telma, estava lendo o seu perfil e vc é de Brasília, não é? Eu sou de Anápolis, mas estou morando no exterior há 5 anos, e aqui formei a minha família. Enfim, esse bixinhos são mesmo muito incômodos, aqui onde moro tem muito no verão, mas eu uso mesmo repelente da farmácia. Bjus pra vc e sua familia.

Adriana disse...

Telma, tô ficando doida com esses pernilongos, mas com o Luca, q está c 5 meses. E olha q eu uso o mosquiteiro, hem?! A picada incha, fica até com bolha, e o pediatra não recomenda o repelente. Vou insistir com ele na próxima consulta, pq deve haver alguma solução, né? Bjs p vc e o Henrique

Dayane Cavalcante disse...

O Levi é extremamente alérgico a picada de inseto, uma vez ele teve uma crise alérgica por causa de três picadas no cotovelo, em questão de minutos ele ficou TODO empolado, se coçando e chorando, eu fiquei desesperada, ele teve que tomar Hixizine também e o médico nos receitou um repelente natural de oléo de citronela, que tem um cheiro muito forte, mas é natural e menos nocivo...mas aqui nunca deixamos ele dormir sem mosquiteiro quando ele dorme na cama ou na rede ligamos o ventilador perto e assim vamos levando, tentando evitar ao máximo, mas nem sempre é possível, esses dias ele teve outra crise, ficou todo empolado e com a mão toda inchada, aí lá vai mais Hixizine, repelente e um gel que o pediatra tmb nos receitou que só vende em uma loja para alérgicos na Asa Sul, ele ajuda a aliviar a coceira...mas já percebi que o Levi vem ficando mais tolerante, algumas vezes ele aparece com alguma picadinha e nem fica inchado, tbm acho que depende do mosquito que pica...mas enfim,o pediatra disse que com tempo a imunidade vai aumentando e ele vai ficando imume, enquanto isso fazemos o que é possível.O pediatra do Levi nunca nos receitou esse tratamento com Complexo B eu já ouvi falar, tomara que dê certo!Bjos e boa sorte!

Laiz disse...

Eu não conhecia Telma, mas achei uma ótima solução. Espero que dê certo por aí e o Henrique não tenha mais nenhuma picadinha!!! Bjooo grandãoooooooooo

Telma disse...

Meninas, muito obrigada pelas dicas! Tati, vou tentar essa receita caseira em breve. Laura, lembrei do caso. Foi muito ruim mesmo. Parei com o Complexo B porque o apetite do Henrique aumentou demais. Beijos a todas.

Risalva disse...

Amigas, tem 3 filhos uma moça com 15 anos,um de 9 anos o caçula de 5 anos...Todos alérgicos e o Complexo B misturado ao Proderme loção funcionou muito bem com todos, como repelente e também como um hidratante maravilhoso! A receita da casca de Laranja tb é maravilhosa...para quem esta desprovido dos dois citados acima! bijundas.