Férias significam descanso e repouso. Para quem tem filhos, praticamente é impossível descansar nas férias, principalmente porque as crianças ficam em casa o dia todo. Férias podem ser mais cansativas do que trabalhar. De qualquer forma, férias são fundamentais para aproximar a família. Por isso, é tão importante que todos os membros da família consigam tirar férias no mesmo período. Se for possível programar uma viagem, ótimo! Viagem com filho pequeno é trabalhosa, mesmo assim vale a pena. Já escrevi aqui sobre a contribuição das viagens para o desenvolvimento da criança.
Antes de ter filho, eu tinha a opinião de que férias só eram boas para viajar. Férias em casa era um desperdício... Minha opinião mudou. No início do ano, passei duas semanas de férias com o Henrique em casa. Como gostei! Passar o dia inteiro junto do filhote, passear bastante, ir ao parquinho todos os dias, visitar as vovós... O melhor de tudo é não ter horário rígido para comer, dormir, tomar banho.
Por isso, férias em casa não são sinônimo de férias frustrantes. O importante é descobrir atividades prazerosas, ter criatividade e energia, aproximar a família, curtir o filhote em tempo integral. Férias em casa podem resultar em momentos inesquecíveis!
A principal característica das férias, também seu maior benefício, é a mudança no ritmo do cotidiano. Por isso, a primeira regra é relaxar com os horários. Adeus à rotina!
Pode acordar 10 horas da manhã (quem sabe um dia o Henrique consegue...), dormir antes (ou depois) do almoço, almoçar às duas horas da tarde, dormir mais tarde, substituir o jantar por pizza... Férias devem ser diferentes do dia-a-dia.
Outra vantagem das férias é aproveitar a companhia dos avós, das titias, dos primos e dos amiguinhos. A programação dos passeios pode ser bem variada: teatros, cinemas, parques, zoológico, brinquedotecas (aqui em Brasília têm algumas ótimas). Há sempre algum lugar bonito e interessante para conhecer. Bom aproveitar as férias para conhecer algo novo que nunca dá tempo para visitar nos dias comuns. Alguns lugares bacanas aqui em Brasília: Pontão, Orla da Ponte JK, Parque da Cidade, Água Mineral, Zoológico, Jardim Botânico, Terraço Shopping, além dos parquinhos nas superquadras.
Os vizinhos ou amigos podem se revezar para entreter as crianças. No prédio onde moro as mães são muito unidas e se dividem para variar as atividades durante as férias. Cada dia da semana uma delas leva lanche (sorvete, pipoca, biscoito, pão de queijo) e brinquedos diferentes (o brinquedo do amiguinho é sempre mais interessante). Todas as crianças ficam embaixo do bloco brincando juntas. Algumas mães até jogam futebol. É bem divertido!
O fundamental é ter imaginação! Os móveis podem mudar de lugar em divertidas brincadeiras. Podemos fazer um piquenique na varanda ou no parquinho. Podemos reunir os amiguinhos ou primos em uma sessão de cinema em casa (quem sabe combinar de assistir à trilogia do Toy Story?!). Outra ideia interessante, para os filhos maiores, é brincar de acampamento no quarto, fazendo uma cabana com os lençóis. Podemos inventar um teatrinho de fantoches, jogar bola, brincar de queimada, pique esconde, pique pega ou gato mia, vestir roupas engraçadas, fazer pintura de rosto (igual nos aniversários de crianças), tomar café da manhã na padaria, fazer brigadeiro com a ajuda das crianças (e comer tudo ainda quente na panela!), brincar de massinha de modelar, desenhar, comprar um livro ou um DVD novo... Podemos improvisar uma festa do pijama: todos com roupas de dormir, jantando pipoca e ouvindo música!
A única regra é fugir da rotina! Férias existem para as crianças se divertirem! Seja em viagem ou em casa, aproveitem as férias com os filhotes!
Confiram a Maratona de Férias do Big Motherns Brasília, pois está bem interessante! As dicas são ótimas!
Alguém tem mais dicas para tornar as férias em casa divertidas?!