Trouxe mais atividades recomendadas para estimular o desenvolvimento dos bebês. Essas atividades foram sugeridas pela pedagoga durante o período que o Henrique permaneceu no berçário. Algumas mães já fazem várias atividades só por intuição. Bom saber como essas atividades estimulam o cérebro do bebê, o desenvolvimento motor e afetivo. Além da diversão, é claro!
Brinquedos de empilhar: a partir de 9 meses
Os brinquedos de empilhar (especialmente anéis para empilhar em torno de um eixo), oferecem muitas possibilidades de desenvolvimento.
Dependendo da capacidade e do desenvolvimento do bebê, incentive-o a fazer o seguinte:- empilhar na ordem de maior para menor, de menor para maior;
- jogar os anéis para que eles entrem no eixo;
- colocar os anéis nos dedos dele;
- colocar os anéis na boca;
- fazer os anéis girarem.
Todos os brinquedos têm muitas possibilidades criativas. Ajude o seu bebê a perceber as diferenças maneiras de brincar com cada um deles.
O que diz a pesquisa cerebral: essa brincadeira estimula a concentração do bebê e a coordenação motora.
Observação: se o bebê não se interessar (aconteceu com o Henrique), espere um ou dois meses e tente novamente. Outros brinquedos também são ótimos para estimular a concentração do bebê, como construir torres com blocos.
Em cima e em baixo: a partir de 12 meses
Sente-se no chão com a criança.
Pegue três ou quatro blocos e construa uma torre.
Pegue um brinquedo e coloque-o em cima dos blocos e diga: "O brinquedo está em cima".
Tire o brinquedo do alto da torre e coloque-o embaixo dos blocos, dizendo: "O brinquedo está embaixo".
Repita a brincadeira, deixando-a tirar o brinquedo de cima dos blocos e colocá-lo embaixo da torre.O que diz a pesquisa cerebral: ensinar conceitos como em cima e embaixo consolida as ligações nervosas e desenvolvem a capacidade do cérebro.
Brincar de empurrar: a partir de 12 meses
As crianças que estão aprendendo a andar adoram empurrar coisas. Gostam de observar o movimento e saber que fazem o objeto se mover.
Brincar de empurrar faz uma criança pequena sentir-se poderosa, no controle da situação. É uma forma maravilhosa de desenvolver a confiança e a coordenação de uma criança de 1 ano.
Escolha vários objetos para seu filho empurrar. Dê preferência a objetos leves, como um bichinho de pelúcia, um carrinho ou um brinquedo pequeno.
Diga: "Um, dois, três, empurrar!" e depois empurre um dos brinquedos.Repita a contagem e incentive seu filho a empurrar ele mesmo o objeto.
Quando seu filho ficar repetindo a palavra "teis" (querendo dizer "três") o dia inteiro, você vai saber que ele está adorando a brincadeira!
O que diz a pesquisa cerebral: se os neurônios que ligam a vista e a capacidade motora não forem treinados desde tenra idade, na vida adulta eles simplesmente não terão "plasticidade" suficiente para serem religados a novas experiências.
Utilizar um andador também é muito interessante. Se não tiver um, vale improvisar. No meu caso utilizei bastante o pufe com rodinhas da sala.
Gato e rato: a partir de 12 meses
Diga a seu filho que você é um ratinho e que ele é um gato que vai pegar você.
Diga-lhe que o rato diz: "squiik, squiik" e o gato diz: "miau, miau".
Deite-se no chão e diga: "Você não consegue me pegar!" Comece a engatinhar bem depressa e incentive seu filho a pegá-lo.
Engatinhe para trás de móveis, para baixo de mesas e para outros cômodos da casa.Quando a criança entender a brincadeira, troque de papel.
Essa é uma forma maravilhosa de desenvolver os grandes músculos motores.
O que diz a pesquisa cerebral: os exercícios formam e fortalecem as pontes nervosas necessárias para dominar as faculdades cognitivas mais tarde.
Ajudar o cérebro de um bebê a se "desenvolver" significa proporcionar-lhe ambientes que sejam emocional e intelectualmente ricos e estimulantes!